Olá Meninas

Mesmo quem não é de Belém, já deve ter ouvido falar da maior festa religiosa da região Norte, o Círio de Nazaré.
A procissão oficial acontece sempre no 2º domingo do mês de outubro, mas os paraenses vivem a festa do início ao final do mês, com vários outros festejos paralelos.
Gente, a festa é tão importante para nós, que ganhou o título de "Natal dos Paraenses". Vivemos intensamente cada momento dessa comoção. A festa que começou a partir de uma lenda, onde dizem que a imagem da santinha foi encontrada por um caboclo chamado plácido em um pequeno igarapé, hoje chega a atrair uma multidão de aproximadamente 2 milhões de pessoas pelas ruas de Belém. 

 Imagem: Phelipe Paraense

E hoje, depois de dois séculos de história, o Círio tomou proporções maiores, que acabou ultrapassando a barreira da religião e se tornou uma grande festa cultural. Peças teatrais, shows e concursos culturais são realizadas no período que antecede o Círio de Nazaré.
Fora isso, a cada ano que passa o desafio de realizar uma festa mais bonita e organizada é ainda maior. E isso é visível, quando observamos a decoração da berlinda e a confecção do manto. Todos ficam curiosos pelas flores que vão ornamentar a berlinda, que são mudadas rapidamente de um dia para o outro e principalmente ansiosos pela roupinha que a santinha vai vestir ;)
E como gostamos de moda, isso é muito importante para nós...hihihi
Esse ano um dos concursos paralelos ao Círio, utilizou este tema: Consurso Cultural e Exposição de Mantos. Já é a 2ª Edição do Consurso realizado pelo Shopping Pátio Belém, em parceria com a Universidade da Amazônia, mas só agora pude ver de perto. Achei super interessante!!! 

Vou mostrar pra vocês os vencedores:

Amei os 3, cada um no seu estilo! Mas confesso que essa com botõeszinhos está super fashion!!! hehehe

Não falei que a cidade inteira entra no clima? O Pátio tá vivendo intensamente o período e  dando brinde da santinha para colorir o almoço do Círio! A cada R$150 em compras + R$15 a gente ganha um conjunto de jogo americano com 4 modelos. As imagens foram criadas pelo artista plástico Odair Mindello. Tô apaixonada...


Ah e uma dica:
Independente de religião, convido vocês a conhecerem um pouco da nossa cidade e essa é uma época muito boa, por ser cheia de programações legais por aqui...

Ainda dá tempo de marcar a sua passagem e vir em Belém ver de perto o Círio de Nazaré. Só ao vivo dá pra sentir a verdadeira emoção e a força de todos unidos em uma só fé!!!

Para mais informações sobre a festa, é só entrar no site do Círio de Nazaré. Lá vocês encontram dicas sobre, pontos turísticos, o que comer, igrejas e tudo mais sobre o evento.

Bjbjbjsss @SueidAbou
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...