Oi Gente

Hoje vamos dar uma pausa no assunto mulherzinha e falar um pouco sobre sustentabilidade e  responsabilidade social!

Em plena semana que antecede o grande evento mundial, o Rio + 20, só ouvimos falar sobre a desordem ambiental a qual o mundo está passando e possíveis efeitos dela em nosso futuro.

Como o assunto está a pleno vapor, parece que a sociedade se volta para o problema e se liga mais nas suas obrigações em relação ao meio ambiente. Mas o fato é que este é um problema a ser tratado como rotina e se cada um fizer a sua parte, não seremos vítimas das grandes catástrofes ambientais.



O que é o Rio + 20?
Uma conferência mundial da ONU, sobre o desenvolvimento sustentável, que será sediado no Brasil entre os dias 13 e 22 de junho. O nome refere-se aos 20 anos que se passaram desde a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92 ou Eco 92.
O evento terá o objetivo de reafirmar o compromisso político  com a sustentabilidade, preenchendo a as lacunas deixadas pelo evento de 1992 através de dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Considero este tipo de evento super importante para criar a conscientização da população, quanto mais o assunto for falado e discutido, mais se cria uma cultura em torno do tema. Tô torcendo para que as autoridades discutam o tema com seriedade e consigam encontrar uma solução para o problema.

Por isso gente, como sabemos que não podemos mudar o mundo, vamos todos fazer a nossa parte, sejam nos pequenos gestos do cotidiano, no dia a dia do nosso lar, nosso escritório, na escola, etc. 
Atos tão simples e que podem fazer a diferença são:
-Dosar o tempo do banho e de escovação dos dentes
- Desligar e tirar de stand by aparelhos que não estamos utilizando
- Deixar acumular várias roupas para lavar de uma só vez na máquina e as pequenas peças lavar na bacia
- Evitar as embalagens plásticas e preferir as retornáveis
- Levar sacolas ecológicas ao supermercado, a fim de evitar os sacos plásticos
- Fazer a coleta seletiva do lixo



O mundo já começou a sofrer com os efeitos, dentre eles o desmatamento, as secas, morte e extinção de animais e tantas enchentes e desastres vem acontecendo na natureza, que até a economia está sendo afetada gente. Vamos nos sensibilizar com àquelas pessoas que morreram em enchentes e desabamentos e as que ficaram desabrigadas, sem ter onde morar e o que comer. Isso é muito triste!

Dia desses, vendo uma reportagem da musa Gisele Bundchen, vi ela falando que utiliza o lixo que sobra das frutas, como casca, bagaço e semente, vocês acreditam? Sabe como? Ela planta no jardim da casa dela e de lixo, vira adubo. Vamos nos inspirar, não só na beleza da top, mas principalmente nas atitudes hein meninas? Por sinal, a top tem um site onde dá dicas sobre preservação. Olha aqui!

Outra coisa que achei bem interessante que Gisele falou, foi que ela aproveita o banho para fazer xixi. Não quero ver ninguém prendendo o xixi que faz mal, mas quando puder evitar a descarga, o meio ambiente agradece. 
E por falar em descarga, outra coisa que fiquei bem impressionada em ver, foi a descarga dos banheiros do Shopping Pátio Belém. Bati até uma foto do meu celular, pra vocês verem que legal!


Para os dejetos líquidos a descarga é menos intensa que para os sólidos, evitando assim o desperdício excessivo de água.


Na verdade, fiquei sabendo que existe todo um plano de controle hídrico no Shopping, tanto é que em todos os banheiros encontramos as já conhecidas torneiras com sensor e arejador para redução do fluxo de água. E como parte desta consciência, o Pátio só utiliza papel reciclado em sua área administrativa e também promove frequentemente eventos, em parceria com ONGs, que incentivam condutas de responsabilidade social e ambiental com clientes e funcionários.

Gente, já falei demais, mas o legal é poder ver isso: grandes empresas como o Shopping Pátio Belém e celebridades mundiais, como Gisele Bundchen mostrando que estão preocupados com as nossas futuras gerações. Vamos todos entrar nessa corrente, pois o meio ambiente é a nossa casa e não vamos deixar que ninguém a destrua!

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.  (Mário Quintana)


Bjbjbjsss @SueidAbou
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...